top of page

Figura 1.

Figura 2.

Dor no ombro? Isso pode ser problema na coluna!

​   Você sabia que uma dor no ombro pode não estar relacionada a uma lesão na articulação ombro?

     

    Se você tem dor no ombro a algum tempo e já fez vários tratamentos para o ombro sem resultados, muitas vezes, isso não significa que sua lesão é mais grave do que pensava, pode significar apenas que a sua dor não seja proveniente de uma lesão no ombro, e você está fazendo tratamento no lugar errado.

    O ombro tem uma relação íntima com a coluna cervical, a grande maioria dos nervos que saem da coluna cervical passam através do ombro e descem em direção a mão. De tal forma que, às vezes, a dor e a perda de movimento que nós sentimos em nosso ombro pode na verdade estar relacionada a uma lesão na coluna cervical. E essa é uma condição mais comum do que se pode imaginar, portanto, um bom profissional tem que estar atento à isso e avaliar seu paciente corretamente.
    Existem alguns indicadores que determinam de onde vem a sua dor, dois dos mais confiáveis são, a localização e o comportamento da dor.

 

Localização da dor:

    A dor no ombro que nós sentimos por uma lesão no ombro ou na coluna cervical, muitas vezes aparecem na mesma região, mas existem algumas diferenças que devem ser levadas em consideração.
    Uma dor no ombro proveniente de uma lesão no ombro geralmente é sentida na parte frontal ou lateral do ombro, e commumente no terço superior do braço, em raras vezes chega até o cotovelo. (Figura 1.)
    Uma lesão no ombro normalmente não causa dor em regiões acima do ombro ou no pescoço, portanto, se a dor é sentida na região entre o ombro e o pescoço (trapézio) ou na escápula, é pouco provável que a dor seja proveniente de uma lesão no ombro. Uma lesão no ombro também não vai lhe causar sensação de formigamento ou dormência na mão.
    Por outro lado, uma dor no ombro proveniente de uma lesão na coluna cervical geralmente causa dor no pescoço, trapézio e/ou escápula e podem se espalhar para o braço, e estender abaixo do cotovelo até o punho ou a mão. (Figura 2.)
    Dor no ombro proveniente de uma lesão na coluna cervical também pode causar sensação de formigamento ou dormência nas mãos.

Comportamento da dor:

    Uma dor no ombro proveniente de uma lesão no ombro, na maioria dos casos, é alterada de alguma forma, para mais ou para menos  pelo movimento puro do ombro e do braço, sem movimentos cervicais.
Por outro lado, uma dor no ombro proveniente de uma lesão na coluna cervical é frequentemente alterada por posições e movimentos do pescoço.

    Os profissionais certificados no Método McKenzie são capazes de diferenciar corretamente a causa da sua dor e proporcionar um tratamento adequado para sua lesão de forma simples e definitiva.



    Ainda tem dúvidas de onde vem a sua dor? Agende uma avaliação com o Dr.Marcos Barros e VIVA SEM DOR!

bottom of page