

O uso prolongado de Paracetamol pode ser fatal
Pequenos excessos podem ser mais perigosos do que uma única grande overdose
Um estudo publicado no periódico British Journal of Clinical Pharmacology revelou que a ingestão de paracetamol em excesso, substância presente em analgésicos e medicamentos contra febre, tem efeito cumulativo no corpo e pode ser fatal. A análise foi liderada por pesquisadores da University of Edinburgh, no Reino Unido.
Os pesquisadores analisaram 663 indivíduos admitidos no Royal Infirmary of Edinburgh entre 1992 e 2008, com problemas no fígado causados pelo uso de paracetamol. Descobriu-se que 161 haviam tomado overdoses sucessivas para aliviar dores abdominais, musculares, de cabeça e de dente.
Os resultados mostraram que pacientes que tomavam pequenas doses de paracetamol ao longo do tempo estavam mais susceptíveis a ter problemas no fígado e no cérebro do que aqueles que tomavam uma única grande dose como tentativa de suicídio.
A overdose do paracetamol é difícil de ser percebida e pode levar o fígado do paciente à falência, ocasionando a sua morte. Apesar de ser vendido sem a exigência de prescrição, medicamentos com a substância devem ser usados apenas sob supervisão médica.