

Fenômeno da centralização da dor
A resposta sintomática mais comum e significativa no tratamento de problemas da coluna é a Centralização, fenômeno em que a dor irradiada, originária da coluna, move progressivamente em direção à linha média da coluna e é eliminada, em resposta à aplicação deliberada de estratégias de carga. (fig.1-2)
Na maioria dos casos, o exercício que causa mudança na localização ou redução da dor equivale à direção de preferência mecanicamente determinada, ou seja, a direção que elimina, reduz ou centraliza a dor.
A centralização da dor é a indicação mais importante que nós temos para
determinar quais são os exercícios corretos para o seu problema.
Diversas pesquisas demonstraram que, se a dor centraliza ou diminui em decorrência dos exercícios, suas chances de recuperação rápida e completa são excelentes.
Por outro lado, o fenômeno inverso, isto é, o movimento da dor em direção à periferia é chamado Periferilização. A direção que periferiliza a dor é contra-indicada como tratamento. Isso indentifica um subgrupo de pacientes cujo prognóstico é ruim e abre a porta para uma variedade diferente de testes específicos e outras opções de tratamento.
Esse tipo de paciente pode ser identificado em até cinco visitas.