top of page

Dor mecânica

     A dor de origem mecânica ocorre quando a articulação entre dois ossos é levada a uma posição que estira em excesso os ligamentos circundantes e outros tecidos moles.  Essa afirmação é válida para dor mecânica em qualquer articulação do corpo, inclusive a coluna. Para compreender melhor como se produzem algumas dores mecânicas, imagine a seguinte situação.

     Imagine você puxando um dedo para trás até sentir uma tensão, como mostrado na foto ao lado. Se você mantiver seu dedo nessa posição, inicialmente sentirá apenas um leve desconforto, mas, à medida que o tempo passa, a dor acaba por se desenvolver.

​    Agora imagine que dessa vez, você continue dobrando o dedo e ultrapasse o ponto de tensão até sentir a imediata sensação de dor. Você estirou excessivamente, e seu sistema de alerta por dor está dizendo que, se você prosseguir movendo o dedo nessa direção, vai lhe causar um dano.
     Se você não der atenção ao alerta e mantiver o dedo na posição de tensão excessiva, os ligamentos e os tecidos moles circundantes, que mantêm a articulação unida, acabarão por se romper. Tal rompimento causará dor que permanecerá mesmo depois que a tensão for aliviada. A dor aumenta com movimentos e não desaparecerá até que se processe uma cicatrização.

     A mesma coisa ocorre quando você tensiona em excesso os ligamentos de sua coluna.

bottom of page